Fábio Faria encaminha por engano a Mandetta pergunta a ser feita por governista na CPI da Covid: “Ele apagou”


Ao depor na CPI da Covid, nesta terça-feira, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que declarada por engano do ministro das Comunicações, Fábio Faria, um questionamento que acabou sendo feito pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI ), aliado do Palácio do Planalto. Ao ser confrontado, Ciro não negou ter seguido orientações de Faria. 

– Caro senador Ciro Nogueira, ontem eu recebi essa pergunta, exatamente nessa íntegra, do ministro Fábio Faria. Acho que ele inadvertidamente mandou para mim a pergunta e quando eu ia responder ele apagou a mensagem. Então, eu vou responder para o senhor, mas também para o meu amigo, que foi parlamentar comigo, ministro Fábio Faria – disse Mandetta, em tom de ironia. 

Na pergunta, Ciro questionou se era verdade que Mandetta havia recomendado, em março do ano passado, chá, canja de galinha e reza contra o novo coronavírus. Na época, o ministro da Saúde dizia que as medidas eram “conselhos de avó” e não necessariamente iriam ajudar, mas também não fariam mal. Ele também recomendava que as pessoas evitassem aglomerações. Ao citar a declaração, Ciro Nogueira disse que Mandetta recomendava que as pessoas com sintomas leves permanecessem em casa “fazendo orações, tomando chá e canja de galinha”. Para Ciro, a recomendação foi “equivocada” e resultou em “enorme subnotificação”.

 – Quando temos doenças virais, você tem alguns princípios: temos vacina? Não temos. Temos medicamento retroviral? Não temos. Como vamos conduzir? Vamos observar o paciente, vamos ver-lo, vamos cuidar desse paciente – reagiu Mandetta. Ao receber a mensagem de Fábio Faria, o ex-ministro da Saúde teve tempo para se preparar e disse que pesquisou sobre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema: 

– Ela [recomendação] é exatamente ‘entre em contato com o seu provedor de saúde imediatamente se você sentir os sinais de perigo, dificuldade de respirar, perda da capacidade de respirar, dor no peito’. Esta não é a primeira vez que uma interferência do Palácio do Planalto na atuação de governistas na CPI é identificada. Conforme revelou o GLOBO, os requisitos necessários para os aliados do presidente Jair Bolsonaro, entre eles o senador Ciro Nogueira, possuem uma assinatura digital o nome de uma assessora da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares (SEAP), Thaís Amaral Moura. O tema já foi assunto de bate-boca no colegiado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem