RN é atingido por mais de 4,7 mil raios em 24 horas, aponta Neoenergia Cosern


 .O Rio Grande do Norte foi atingido por 4.740 raios em aproximadamente 24 horas, entre 17h da quarta-feira 4 e 15h da quinta-feira 5, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Plataforma Climatempo. A maioria das descargas atmosféricas foi registrada no Oeste do estado, região atingida por fortes chuvas na madrugada e no início da manhã desta quinta-feira 5.

No período analisado, Mossoró concentrou 555 raios, seguida por Governador Dix-Sept Rosado, com 417 descargas atmosféricas, e Upanema, com 285. De acordo com a Neoenergia Cosern, a incidência de raios está relacionada às condições meteorológicas de cada região, com precipitações acompanhadas de trovões, relâmpagos e raios.

“Monitoramos as condições meteorológicas do Rio Grande do Norte 24 horas por dia, pois elas impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica. O número de descargas atmosféricas nas últimas 24 horas chama atenção pelo alto volume. Como forma de prevenirmos ocorrências, somente de 2023 para 2025, ampliamos a instalação de para-raios em 64% em todas as regiões do estado como uma forma de ampliar a qualidade da energia distribuída, bem como a segurança da operação”, disse Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern.

Ao longo de 2025, o Rio Grande do Norte registrou 43.832 quedas de raios. As regiões Oeste e Seridó lideraram o ranking de incidência. Mossoró registrou 3.120 descargas atmosféricas, seguida por Upanema, com 3.091, e Santana do Matos, com 2.195. Segundo a Neoenergia Cosern, os dados da Plataforma Climatempo indicam que houve redução de 55% no número global de descargas atmosféricas no estado entre 2024 e 2025.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem