terça-feira, 19 de abril de 2022

Lacen/RN inicia sequenciamento genético de variantes da Covid-19


Pela primeira vez na história, o Rio Grande do Norte passa a contar com um serviço de sequenciamento genético realizado no SUS. O trabalho realizado pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) proporciona uma resposta mais rápida sobre o comportamento do SARS-CoV-2, quais variantes estão circulando e, assim, um controle de maneira mais efetiva da circulação do vírus.

Os responsáveis pelo sequenciamento são os bioquímicos do Lacen, Pedro Cavalcanti e Jayra Abrantes, que passaram por um treinamento em Minas Gerais em 2021 e outro dentro do próprio Laboratório Central.

Processo é feito por etapas minuciosas e rápidas

O sequenciamento ocorre em etapas. A primeira acontece na seleção das amostras, que segue critérios rigorosos, passando pela bancada de experimentos, até chegar na análise dos dados, para gerar um relatório com fins públicos.

A identificação é fundamental para compreender como o vírus se comporta dentro da população. “A importância da detecção serve para o planejamento e execução das ações da vigilância em saúde”, finaliza. l
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário