Durante a abertura do Fórum Empresarial do Brics neste sábado 5, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a criação de uma “governança multilateral” para o desenvolvimento e uso da inteligência artificial. O evento antecede a cúpula de líderes do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países que passaram a integrar o bloco.
Segundo Lula, a ausência de diretrizes coletivamente acordadas pode levar à imposição de modelos desenvolvidos por grandes empresas de tecnologia. “Na ausência de diretrizes claras coletivamente acordadas, os modelos gerados com base apenas na experiência de grandes empresas de tecnologia vão se impor. Os riscos e efeitos colaterais da inteligência artificial demandam uma governança multilateral”, afirmou.
A presidência brasileira do Brics tem incluído a discussão sobre IA como uma das prioridades. A proposta do governo é que os países do bloco construam padrões comuns, com critérios mínimos de transparência e segurança para o uso da tecnologia.
Postar um comentário