ARCEBISPO DE NATAL LIGA PARA JOVEM REPÓRTER E PEDE DESCULPAS APÓS POLÊMICA POR NEGAR ENTREVISTA


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ligou para o jovem repórter Ricardo Sérgio e pediu desculpas por ter recusado dar uma entrevista nesta segunda-feira 1º para as redes sociais da paróquia de Espírito Santo, no Agreste Potiguar, logo após uma novena para celebrar a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira local. De acordo com a Arquidiocese de Natal, Dom Jaime entrou em contato com o jovem e com o pároco da cidade para reparar o gesto, que foi considerado indelicado e até preconceituoso. 

Após presidir uma cerimônia, o arcebispo se incomodou com as perguntas e recusou dar entrevista para o canal que transmitia o evento pelas redes sociais. Ele só gravou a mensagem após o jovem Ricardo Sérgio se afastar. O caso ganhou repercussão nesta terça-feira 2 – quando o vídeo do momento viralizou. 

O assunto ganhou repercussão nacional e até a jornalista Lilian Ribeiro, do canal GloboNews, comentou o episódio. O caso A polêmica aconteceu logo após o encerramento de uma novena para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Espírito Santo, nesta segunda-feira 1º. Dom Jaime foi chamado pela paróquia local para presidir a última novena, já que a festa termina nesta terça-feira. 

Assim que terminou a celebração, o comunicador Ricardo Sérgio convidou Dom Jaime para dar uma entrevista e, em tom efusivo, perguntou sobre a sensação do arcebispo de estar no local. Foi neste momento que o líder da Igreja Católica no Rio Grande do Norte reagiu. “Eu não ‘tô’ gostando dessa entrevista não. ‘Tô’ achando que estão me usando para me ridicularizar, não sei”, disse Dom Jaime. 

O repórter, então, pergunta como o arcebispo gostaria de gravar o depoimento, ao que Dom Jaime responde: “Deixe está. Tudo bem. Deus abençoe. Tá bom, obrigado”. Ricardo Sérgio desiste, então, de fazer a entrevista e dispensa o arcebispo, mas antes pede para retirar o microfone. Neste momento, outro integrante da equipe que estava transmitindo a celebração convence Dom Jaime a permanecer e gravar a fala. 

O arcebispo só concorda em falar se for sozinho. “A gente vive num mundo complexo”, justificou o sacerdote. Arcebispo se pronuncia sobre incidente em entrevista ao vivo: 

"Ao caríssimo Padre Alexandre Rossino, à valorosa equipe da Pastoral da Comunicação e a todos os amados fiéis devotos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo (RN). Em virtude de polêmica suscitada em redes sociais, venho através desta, como já fiz pessoalmente por telefone, pedir desculpas se posso ter causado algum inconveniente aos irmãos dessa amada paróquia no âmbito das relações interpessoais, na noite desta segunda-feira, 01 de fevereiro, após a última novena da Festa de Nossa Senhora da Piedade. Quem me conhece sabe que não é do meu caráter e se afasta dos ensinamentos cristãos, que há 46 anos tenho por missão difundir e levar a quantos queiram ouvir, causar qualquer tipo de constrangimento ou desqualificar quem quer que seja. Ao agente Ricardo Sérgio e demais membros daquela equipe da Pascom, meu reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham, bem como todas as equipes da Pastoral da Comunicação em nossas paróquias, especialmente, durante este período da pandemia, proporcionando que os fiéis possam participar das missas e demais celebrações, mesmo de forma virtual. Que Deus os recompense pelo zelo missionário e evangelizador, por meio da comunicação. Deus os favoreça. Natal-RN, 02 de fevereiro de 2021, Dia da Festa da Apresentação do Senhor e da Festa de Nossa Senhora da Piedade. 

Dom Jaime Vieira Rocha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem