Não é papel do Senado investigar governadores e prefeitos, diz senador do RN acerca da CPI sobre governo Bolsonaro


Em entrevista à CNN neste domingo 12, o líder da minoria no Senado Jean Paul Prates (PT-RN) disse que não é permanente do Senado investigar governadores e prefeitos, como pedem requerimentos para ampliar o escopo da CPI da Covid. Jean assumiu uma cadeira no Senado em 2019, já que era suplente de Fátima Bezerra, que assumiu o Governo do Estado naquele ano. “É preciso ter em conta que não é papel do Senado analisado precipuamente, a não ser em casos muito concretos, governadores de estados e prefeitos. 

Para isso, estão como Assembleias Legislativas, os TCEs em auxílio a elas e as Câmaras Municipais. Cada instância. no seu lugar “, escreveu. “O papel aqui é de investigar a situação nacional, que se refletiu no Amazonas como um dos pontos agudos”. Ele se referiu ao fato usado como justificativa para a abertura do procedimento, o caos em Manaus em janeiro deste ano, quando pacientes morreram por falta de oxigênio suplementar. “Acredito que a intenção [dos pedidos] foi passar uma imagem de que há equilíbrio, de que ninguém vai perseguir o presidente em si, o que não é a intenção de nenhum, que é de apurar fatos”, continuou. Para ele, a inclusão de governadores e prefeitos também inviabilizaria o processo. “Acho que é desnecessário e acho que é diversionismo, mas entendo. Acho que nenhum governador tem que temer, que o presidente também não deve temer”. “Se todo mundo fez certo, ninguém deve ter CPI nenhuma.”Jean Paul Prates (PT-RN) 

Ele disse também discordar das afirmações que agora não seria o momento para abrir esse processo. “Acho que se deixar para depois, como em todas as pandemias na história da humanidade, quando acaba há um clima de euforia natural e de ‘deixa disso’. Mas morreram 350 mil pessoas, não é qualquer coisa, não é para deixar para trás “ O senador também ressaltou que uma comissão visa apurar a responsabilidade sobre os acontecimentos, e não de um indivíduo em particular. “A investigação é sobre um fato, não sobre pessoas. As pessoas são quem corroboram os fatos. Vamos investigar o governo e todos os envolvidos, empresas, pessoas físicas, governadores. Mas o foco é em quem é o maior responsável por conduzir esse processo , o Ministério da Saúde e, em segunda instância, o governo federal “.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem