Macau supera 15 mil atendimentos individuais na Atenção Primária em Saúde


O dia de ontem, 16 de junho, foi muito comemorado pela Secretaria Municipal de Saúde de Macau. As Unidades Básicas de Saúde do município conseguiram superar em menos de 180 dias, a marca de 15 mil consultas médicas, atendimentos de enfermagem e de outros profissionais. 

Esse número é praticamente o dobro do número de atendimentos realizados no mesmo período do ano passado, quando foram realizadas apenas 8.126 atendimentos individuais.

Com mais atendimentos e resolutividade na Atenção Primária em Saúde, o Pronto Socorro conseguiu reduzir para praticamente um terço o número de atendimentos em comparação aos anos anteriores e o número de internações clínicas também vem diminuindo drasticamente.

Vale salientar, que o prefeito José Antônio Menezes encontrou a saúde de Macau completamente arrasada, com várias UBS fechadas ou com estrutura precária, sem médicos e com profissionais sem receber seus salários.

Em pouco tempo, Dr. Zé Antônio e a Secretária de Saúde, Terezinha Menezes com determinação e empenho das equipes de saúde vem transformando essa realidade, sendo que hoje todas as Unidades Básicas de Saúde possuem médicos com atendimentos diários e semanais e as coletas de exames estão sendo realizadas em cada bairro. Também foi ampliada a oferta de pré-natal e de exames citopatológicos.

A implantação do Programa UBS Conectadas, onde os profissionais de saúde já utilizam o sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão também contribuiu para o alcance desse resultado.
 
No primeiro quadrimestre, a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde conseguiu elevar os indicadores do Programa Previne Brasil, que avalia o desempenho das equipes de saúde de todo país.

E o trabalho não para, após as benfeitorias realizadas na UBS da Ilha de Santana, chegou a vez da Clínica da Família, que será reformada, após vários anos fechada, visando resgatar o direito da população do Porto de São Pedro de ter um bom serviço de saúde perto de casa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem