quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Saúde de Macau lança programa de tratamento para quem quer parar de fumar


Responsável por 30% de todos os casos de câncer no mundo, o cigarro é uma ameaça à saúde pública e ganha adesão dos adolescentes com narguilés e produtos eletrônicos. Para ajudar a população no enfrentamento desse problema de saúde, a UBS do Porto II vai iniciar o tratamento gratuito com fumantes.

O serviço será acompanhado pelo enfermeiro Charllys Tavares e tem início na próxima terça-feira, dia 10, no Centro de Especialidades Médicas-CEM. Os interessados podem fazer contato pelo número (84) 99103.1970 (WhatsApp).  

Reconhecido como uma doença crônica, o tabagismo é causado pela dependência à nicotina, presente no tabaco. No Brasil, a forma predominante no consumo do tabaco é o fumado. Com a implantação do serviço, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Macau passa a atender, conforme prevê o Programa Nacional de Controle do Tabaco, a população que deseja o tratamento para eliminar a dependência do cigarro.

Uma pessoa morre a cada seis segundos por doenças relacionadas ao uso do tabaco, seis milhões de mortes anuais graças ao fumo, número que deve chegar a oito milhões até 2030 se não forem tomadas medidas fortes para controlar o que a OMS chama de "epidemia do tabaco”. Também merece nossa atenção o tabagismo passivo, a terceira causa de morte evitável no mundo.

O tratamento intensivo contempla encontros semanais de abordagem comportamental e terapia de acompanhamento. Os medicamentos prescritos após avaliação médica são para a reposição de nicotina, adesivo transdérmico, goma de mascar e cloridrato de bupropiona. Como apoio aos casos mais complexos, a medicação é a última escolha.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário