Secretaria de Saúde de Macau discute o controle de endemias com técnicos da SESAP-RN



Com o início do período chuvoso e a população passando mais tempo em suas residências em decorrência da pandemia da Covid-19, os cuidados para evitar as chamadas arboviroses, doenças causadas por arbovírus e transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, a chikungunya e a zika, devem ser redobrados.

Levando em consideração a notificação de casos de dengue no município de Macau pela SESAP-RN, a Secretária Municipal de Saúde, Terezinha Menezes, esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 15, com técnicos do setor de endemias para avaliar as estratégias de controle da doença. O Prefeito José Antônio de Menezes também participou da reunião. 
 
Um dos pontos avaliados foi a presença do carro fumacê, que está atuando na cidade, no período de 02 a 17 de setembro. Esteve presente ao encontro, além da Secretária de Saúde, com a equipe técnica da pasta, a sanitarista Débora Mayara e o coordenador do setor na SESAP-RN, José Arimatéia Cordeiro.   

Bioquímica, Terezinha Menezes destacou que a população desempenha um papel primordial no controle de vetorial do Aedes aegypti e, para isso, deve adotar alguns cuidados a fim de prevenir a proliferação do mosquito e evitar a transmissão das doenças. Entre os cuidados, a Secretária de Saúde destacou:

Mantenha os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
Esfregue com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
Não coloque lixo em terrenos baldios;
Mantenha a caixa d’água sempre tapada;
Observe vasos e pratinhos de plantas que acumulam água parada;
Fique atento aos locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
Mantenha em locais cobertos, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água;
Não deixe acumular água em lajes e calhas, pois esses locais podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti;
E receba a visita do agente de endemias e aproveite a oportunidade para tirar suas dúvidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem