Imagens doadas pelo Rei de Portugal: conheça a história da festa de Santos Reis em Natal



Em Natal, a igreja erguida em homenagem aos Três Reis Magos foi a Capela do Forte dos Reis Magos, no qual a construção teve início em 6 de janeiro de 1598, segundo historiadores. O espaço religioso fica no centro do monumento.

Até o ano de 1910, as festas de Reis Magos aconteciam apenas dentro do Forte . Mas com o passar dos anos, a Igreja Católica construiu uma nova capela, no Morro da Limpa, próxima ao Forte. Lá, a celebração aconteceu até 1936. A primeira festa na atual capela, ou Santuário, localizada no bairro de Santos Reis, realizou-se em janeiro de 1937.


Segundo o portal brechando, as imagens dos três Reis Magos chegaram a Natal no ano de 1753, envidadas pelo então Rei de Portugal Dom José I, como presente de sua esposa à Capitania do Rio Grande.

No dia 22 de agosto de 1964, Dom Eugênio de Araújo Sales elevou a capela de Santos Reis à categoria de Igreja Matriz. Após 18 anos, surgiu a Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja em categoria de Santuário, chamando-se Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem