domingo, 20 de março de 2022

Ezequiel e Walter Alves fecham aliança entre PSDB e MDB para as eleições



Na manhã deste domingo (20), os dirigentes do PSDB, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, e do MDB, deputado federal Walter Alves, fecharam um acordo entre as duas legendas para as eleições de 2022. Os dois partidos elegeram em 2020 o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo Rio Grande do Norte.

Juntos, os dois partidos elegeram candidatos em 70 dos 167 municípios potiguares. MDB teve 39 vencedores e PSDB 31, contando com a capital do estado. O PSDB elegeu 31 prefeitos, inclusive na capital potiguar, onde Álvaro Dias venceu a disputa em 1º turno. Além de Natal, também foram eleitos tucanos em cidades como Areia Branca, no Oeste; Caicó, no Seridó; Santa Cruz, no Trairi e Nísia Floresta e Bom Jesus, na região metropolitana. Já o MDB venceu em municípios como Apodi, no Oeste, São José de Mipibu, na Grande Natal e Nova Cruz, no Agreste, entre outras.

O PSDB e MDB também fizeram um acordo para as chapas proporcionais. O PSDB articula uma nominata de 25 nomes que concorrerão à Assembleia Legislativa. Já o MDB está fechando nove nomes para tentar garantir até duas vagas de deputado federal a partir de fevereiro de 2023. PSDB e MDB juntos também contam com a simpatia de vários partidos importantes na eleição estadual deste ano.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, conta com o apoio do Diretório Nacional da sigla. Além de lideranças e prefeitos do PSDB, Ezequiel também é apoiado no interior por prefeitos de outras siglas. Já Walter Alves concentra a maior parte de suas bases políticas no Oeste, Médio e Alto Oeste Potiguar. A força das duas siglas tem um peso significativo juntas, segundo analistas eleitorais que estudam todas as regiões do Estado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário